Sobre mim

As primeiras brincadeiras de que me lembro incluíam lápis, papel e canetas de cor. Passei a infância a desenhar. Daí à fixação pelos Kalkitos foi um passo de criança. Esses enormes desdobráveis onde se decalcavam pequenas figuras para compor um universo imaginado foram a melhor forma de aprender a esquematizar uma ideia. Essa tendência para o raciocínio visual tem-me acompanhado ao longo da vida e, apesar de contar com dezenas de prémios na área da Infografia e design editorial, nada me entusiasma mais do que uma página em branco.

Estudei design gráfico no Ar.Co. Fui desenhador em ateliers de arquitectura, trabalhei em artes gráficas e fui ilustrador, mas cedo me apaixonei pelo potencial da infografia e pelo design de comunicação. Entusiasmei-me com esta nova perspectiva e ao longo dos anos especializei-me em produção de conteúdos gráficos e jornalísticos.

 

Awards e afins

Ao longo da minha experiência como designer editorial trabalhei com dezenas, centenas, de pessoas que me ajudaram a ultrapassar as minhas melhores expectativas como infografista e como designer editorial. A todas elas, especialmente aos meus colegas do jornal Público, o meu profundo agradecimento pela partilha de ideias, conteúdos, conhecimentos e horas sem fim de discussões intermináveis, regadas por litros e litros de café. Publiquei centenas de trabalhos; uma colecção demasiado vasta para publicar num site de portfólio como este. Com trabalho árduo, persistência e, muitas vezes, pura teimosia e obsessão, fui contemplado com dezenas de prémios internacionais nos Malofiej Awards, da SND (Siciety for News Design) e nos European Design Awards, em design de informação e, especialmente, na área da infografia. Vale o que vale e muitos deles já nem me lembro. Deixo aqui alguns que mais marcaram o meu percurso:

Awards